DO CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO AO CURRÍCULO+: O MULTILETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Silvia Cristina Gomes Nogueira, Lucila Pesce

Resumo


A presente pesquisa de abordagem qualitativa consubstancia-se como estudo de caso do tipo educacional. O objetivo geral consistiu em analisar de que maneira os professores da rede pública estadual de São Paulo, em especial os de língua inglesa do ensino médio, estão conseguindo utilizar nas aulas os conhecimentos construídos nos cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação e pelos Núcleos Pedagógicos, que envolvem tecnologia educacional e a “Plataforma Currículo+”. Em especial, se e como o curso ofertado pelo Núcleo Pedagógico de uma diretoria de ensino da zona leste de São Paulo, intitulado “Do Currículo Oficial do Estado de São Paulo ao Currículo+: os professores de LEM em tempos de autoria” contribuiu de alguma forma para o repensar da prática docente no que tange à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com ênfase nos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) da Plataforma Currículo+, amparado pela perspectiva crítico-reflexiva, de modo a propiciar o letramento digital dos docentes por meio de uma perspectiva autoral. O estudo busca conhecer: a) quais estratégias estão sendo utilizadas pelos professores de língua inglesa do ensino médio para enfrentar os problemas de infraestrutura na utilização dos recursos tecnológicos; b) de que forma os ODA estão sendo utilizados nas aulas de língua inglesa no ensino médio; c) se as sequências didáticas elaboradas pelas docentes durante o curso foram aplicadas junto aos alunos e quais as dificuldades encontradas para o desenvolvimento delas; d) como as professoras em tela avaliam a inserção dos ODA em sua prática pedagógica. A pesquisa utiliza um referencial teórico que engloba os seguintes campos conceituais: 1) formação continuada de professores; 2) tecnologia na educação; 3) cibercultura; 4) letramento digital e multiletramento de professores; 5) objetos digitais de aprendizagem, a partir de uma concepção não instrumental, visando ao letramento digital dos docentes e por consequência o dos discentes. Compõem os dados desta pesquisa a análise do Documento de abertura do Currículo Oficial do Estado de São Paulo; a resolução do Programa Novas Tecnologias Novas Possibilidades, no qual se insere o Currículo+ e as Sequências Didáticas elaboradas pelos três sujeitos de pesquisa; além da análise temática de conteúdo dos depoimentos das docentes que participaram do curso. Os achados revelam que apesar da fragilidade na infraestrutura tecnológica das unidades escolares da rede pública estadual de São Paulo, as docentes utilizando de criatividade e contando com a colaboração da equipe gestora e a parceria entre colegas conseguiram introduzir as TDIC nas aulas; que a utilização dos objetos digitais de aprendizagem nas aulas, desde que sejam introduzidos com planejamento e objetivos bem delineados contribuem para a aprendizagem dos discentes; que as ferramentas de autoria disponibilizadas na Plataforma Currículo+ permitem a construção de conhecimento pelos discentes, desde que ocorra todo um planejamento e mediação dos professores durante o processo.

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