APLICAÇÃO DA SIMULAÇÃO EM UM CHECK-IN DE UM AEROPORTO: UMA ANÁLISE EM FUNÇÃO DOS CUSTOS OPERACIONAIS
Resumo
O presente estudo visa apresentar a aplicação da técnica de simulação computacional de filas em um processo de atendimento de check-in um aeroporto da grande São Paulo. Foi utilizado um caso específico de uma companhia aérea, o objeto de estudo foi selecionado em função da grande demanda de seu sistema de atendimento. Os dados referentes aos tempos de atendimento e intervalos de chegada dos passageiros foram obtidos por meio de coletas no próprio local além de entrevista com o gerente da unidade da companhia aérea. Com os dados obtidos foi então realizada a simulação no software Arena. Após a análise dos resultados, criou-se propostas de alterações nos recursos do sistema possibilitando diferentes cenários para o mesmo sistema de atendimento, a escolha do cenário de melhoria para o sistema de atendimento levou em consideração os custos fixos mensais dos recursos utilizados, cenário este que mostrou uma redução na sobrecarga de funcionários evidenciando a importância do estudo, haja vista que todas as alterações são realizadas virtualmente antes de implementadas no sistema físico evitando assim, possíveis prejuízos advindos de decisões empíricas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.