AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA ALÉM DE PROVAS E TESTES

Adriane Ribeiro Goulart, Débora Mathias Cerconi, Alex Sandro Tomazini

Resumo


A avaliação é um instrumento primordial para diagnosticar e planejar ações mais eficazes para melhorar o índice de alfabetização. Por conta disso este trabalho aborda as opiniões e publicações dos que são considerados porta-vozes sobre o assunto. A seleção de autores na pesquisa bibliográfica foi baseada em leituras preliminares das principais obras sobre definição, funções, modalidades e práticas pedagógicas no processo avaliativo. A avaliação, no processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental necessita ter o significado de reflexão para transformar a ação, ou seja, esta avaliação não deve se tornar um momento terminal no processo educativo, mas sim o desafio de novas oportunidades de conhecimentos entre educando e educador. O registro do educador (professor), como fonte de informações do processo de aprendizagem do educando, é de suma importância pois, delimitará melhor os conhecimentos e a atuação dos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.