ESTUDO DA FALHA NO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DO MODEM DE INTERNET EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

Ivy Midori Yamaguti, Luiz Adriano do Prado Carrara, Robson Costa Patrocínio

Resumo


Atualmente, o descarte indevido do modem está cada vez mais comum, pois na medida em que o cliente cancela o serviço a operadora não faz a retirada deste equipamento, ficando a cargo do cliente sua destinação final. Esses equipamentos têm em seu conteúdo peças com produtos químicos poluentes. Este trabalho em andamento de logística reversa do modem é voltado às operadoras de internet, para que efetuem o recolhimento do modem e seu devido descarte. Uma vez recolhido, o equipamento poderá ser remanufaturado e alocado na residência de outro cliente. Foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo, utilizando um questionário com cinco perguntas fechadas, com o objetivo de confirmar se os clientes receberam a informação necessária para efetuar a devolução dos modens. Através do resultado, foi possível verificar os pontos necessários para correção e aplicação de medidas corretivas para o fluxo de logística reversa do modem de internet, conscientização da preservação do meio ambiente e redução de custos a longo prazo para a empresa.

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